E para quem lê, pode ficar tranquilo que não vai ter ter spoiler sobre o filme.
Apesar do Leonardo Di Caprio ter se tornado o queridinho de muitos diretores, confesso que ele nunca consegue me convencer. Em todas as cenas de todos os filmes dele tenho a impressão que a Rose do Titanic vai aparecer nua a qualquer momento com o coração do oceano no pescoço pedindo para ser pintada ( digo no sentido literal da palavra, seus mente poluídas). Mas não é por isso que não devo recohecer a genialidade e a profundidade da ficção científica mesclada com drama - A
Origem- ( Inception) do diretor Cristopher Nolan, o mesmo dos últimos Batmam e Amnésia.
A complexidade está nos métodos utilizados por um ladrão, Cobb, especialista em roubar idéias de grandes industriais através do sono, mas que tem o desafio desta vez de inserir uma idéia e ao mesmo tempo encarar um drama pessoal que vai dar todo o tom a trama.
Marion Cotillard esta perfeita na esposa maluca e psicótica disposta a frustrar as missões de Cob. E mesmo no filme não fazendo referência a sua nacionalidade tenho certeza que ela é francesa, pelo modo obssessivoo que age. Será meu subconsciente lembrando de -Piaf: um hino ao amor- no qual ela é a protagonista ? Pouco provável.
O filme é cheio de idéias como a questão do sonho dentro do sonho, que é muito bem explicada, e aliás não acredite se alguém lhe disser que o filme tem uma narrativa difícil. Conversa de algum crítico desavisado que dormiu no meio da sessão. Não gosto de ficar resumindo e contando detalhes da "película". O negócio é dizer se é bom ou ruim, e encorajar o leito a vê-lo.
Cristopher Nolan nos leva por um labirinto de complexidades e no final mostra exatamente o caminho para a saída. Apesar de ficar com vontade de voltar para o labirinto, o abismo é inevitável. Vale a pena.
Ando meio cinéfilo estes dias, prometo que vou tentar me conter nas postagens sobre cinema. Mas ainda quero escrever um texto sobre o cinema espanhol, mas diretamente sobre o Almodovar, o qual estou meio viciado.
Por Rafael
É, meu fratello... Seu caminho é outro e não o que trilha agora. Você entende de filmes. Bjo!
ResponderExcluir